O Cérebro e sua Complexidade

O cérebro é o controlador e operador dos órgãos do corpo. 

O cérebro regula todas as atividades orgânicas conscientes e inconscientes. São mais de 100 bilhões de neurônios no cérebro de um adulto. Cada célula cerebral pode se conectar com outras 10.000 que podem estar próximas no próprio cérebro, organizando atividades como o pensamento, a visão etc ou distantes na medula espinhal para enviar um comando de mover o dedão do pé. A quantidade de estados possíveis de ativação é numericamente maior que o número de partículas do universo inteiro.

Tudo que acontece no nosso corpo depende ou é de certa forma regulado pelas atividades do sistema nervoso. O coração bate mais rápido pela ação do sistema nervoso autonômico. Os receptores periféricos de calor, pressão, tato e dor enviam as informações para o cérebro e dessa forma sabemos se colocamos nossa mão em uma chapa quente e a retiramos imediatamente.

O sistema nervoso funciona em camadas. No primeiro nível, temos as reações reflexas, como a perna que chuta quando o martelo neurológico bate no joelho. Em uma segunda camada, temos centro de integração que coletam dados de vários locais para produzir informações mais complexas. Um exemplo é o nosso sistema de equilíbro que recebe informações dos labirintos, das posições das articulações e da visão para definir a posição da cabeça e do corpo. Quando temos uma tontura por causa do labirinto e fixamos nosso olhar em um ponto, o mal estar diminui por causa dessa integração. Acima disso existem diversas camadas cada vez mais complexas até chegar nos níveis de abstração do pensamento em que somos capazes de imaginar algo que nunca foi pensado por ninguém e criar uma música ou uma idéia original.

Quando o cérebro e demais componentes do sistema nervoso central e periférico apresentam um problema, o neurologista precisa investigar essas camadas e redes neurais por meio de uma técnica especializada de exame físico, complementada por exames laboratoriais. Desse modo, somos capazes de saber onde está a falha e procurar a causa.

A neurologia é fascinante porque é preciso ter um cérebro muito treinado e eficiente para poder avaliar e cuidar dos outros cérebros!

 

Roger T. Soares
crm 69239

Contatos:

- (11) 3266-7024 ou 2476-0346

- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Back to top