Narcolepsia - Uma doença pouco diagnosticada

Muitas pessoas sentem excesso de sono e podem dar cochilos involuntários durante o dia. A maior parte dessas pessoas têm problemas comuns, como a privação de sono ou apnéia obstrutiva, mas alguns tem uma doença pouco diagnosticada: a narcolepsia.

 

Narcolepsia é uma doença neurológica que afeta o controle do sono e a capacidade de permanecer alerta. Pessoas com narcolepsia tem sonolência diurna intensa e eventualmente apresentam episódios incontroláveis em que pegam no sono (e até sonham!) durante o dia. Esses episódios podem acontecer em qualquer momento do dia e, mais raramente, podem ser acompanhados de eventos com perda súbita do controle muscular, levando ao relaxamento de todos os músculos, a chamada cataplexia. 

Pessoas com essa patologia neurológica tem sonolência e podem pegar no sono mesmo enquanto conversam com alguém ou enquanto estão dirigindo. Tem ainda sonolência exagerada em situações nas quais precisam ficar paradas, como lendo um livro, sendo passageiro de automóvel ou mesmo depois do almoço. Isso pode as colocar sua vida em risco grave, dependendo da situação em que os episódios de sono involuntário ocorrem.

Além da cataplexia já mencionada, esses pacientes podem sentir também alucinações visuais quando estão pegando no sonos, provocando medo por seu conteúdo assustador. Outro sintoma curioso é a paralisia do sono e quando a pessoa acorda, não consegue se movimentar por um curto período, o que também causa bastante desconforto.

Quando o neurologista suspeita desse diagnóstico, pedimos exames para descartar outras patologias e um teste específico de polissonografia para confirmar a presença de sono REM durante os episódios de sonolência diurna. Confirmado o problema, a Narcolepsia pode ser tratada com medicamentos específicos, sendo o principal deles o Modafinil.

Uma vez em tratamento, a maior parte dos pacientes sente uma melhora substancial dos sintomas, consegue focar mais a atenção, desempenhar melhor nos estudos e no trabalho e, principalmente, viver com mais felicidade. 

Espero você no consultório!

 

Roger Taussig Soares
Neurologista
crm 69239
Tel: 11-3266-7024/2476-0346
Cel: 11-94728-1322 (WhatsApp)

Deixar seu comentário

Postar comentário

0

Comentários

Back to top