Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson é definida por um sintoma principal que é a lentidão de movimentos, acompanhada de sintomas associados como rigidez, tremores e instabilidade de equilíbrio.

Muitos acreditam que a Doença de Parkinson é a principal causa de tremor e toda vez que alguém se percebe tremendo já se imagina com parkinson. Entretanto, a principal causa de tremor existente é uma doença chamada Tremor Essencial que não tem relação com a doença de Parkinson.

O principal sintoma do Parkinson é a lentidão de movimentos e o paciente pode até não ter tremor nas formas rígido-acinéticas. Conforme a doença progride, os sintomas de rigidez e desequilíbrio evoluem. O conjunto dos sintomas afeta a postura corporal, a voz, a escrita e a expressão facial fica diminuída, gerando como consequencia uma dificuldade de executar as tarefas profissionais ou da vida diária.

A causa da doença de Parkinson é o acúmulo de uma proteína no cérebro chamada sinucleína que determina a morte celular, fazendo dessa doença degenerativa uma das principais da neurologia. De acordo com a área do sistema nervoso em que se observam os depósitos de sinúcleina, evidenciam-se os sintomas motores e outros, tais como perda do olfato, intestino preso, depressão e dificuldades cognitivas.

Atualmente temos vários tratamentos disponíveis e podemos acompanhar o paciente desde as fases mais precoces com medicamentos apropriados para o início da doença até as fases mais avançadas que podem requerer um tratamento cirúrgico (restrito aos casos que não respondem aos medicamentos de forma satisfatória) ou que necessitam tratamento para os distúrbios cognitivos associados a doença de longa evolução.

Em nosso consultório, explicamos ao paciente todos os aspectos de sua doença, utilizando meios objetivos de confirmação diagnóstica, o que favorece o bom convivio com o problema. Tratamos os sintomas motores e não-motores, utilizando os mais modernos medicamentos e terapias não-farmacológicas. 

Venha fazer uma consulta e conhecer como seu problema pode ser bem controlado para que sua vida possa ser plena e satisfatória.

Roger T. Soares
Neurologista
crm 69239 SP
Tel: 11-3266-7024 ou 2476-0346
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Back to top