Na neurologia clínica tratamos das doenças do cérebro, da medula espinhal, dos nervos periféricos e dos músculos. Essas estruturas podem ser afetadas por várias classes de patologias. Existem doenças inflamatórias, vasculares, degenerativas, infecciosas, genéticas etc. De acordo com os sintomas, podemos classificar pelo comprometimento motor, sensitivo, mental (cognitivo e comportamental), autonômico ou mistas.

Subespecialidades da Neurologia

Com frequência atualmente os neurologistas precisam focar sua área de atendimento, conhecendo com mais profundidade algumas patologias. Desse modo, existem subespecialidades na neurologia clínica. Há médicos cefaliatras, especialistas em dores de cabeça. Há epileptologistas, cuja prática é principalmente dedicada ao tratamento das epilepsias. Existem os especializados em neurologia cognitiva e comportamental que atendem pessoas com problemas de memória e outras demências.

Nossa posição no campo da Neurologia Clínica

Como a maioria dos neurologistas, recebemos em nosso consultório todos os tipos de pacientes. Atendemos desde pessoas com enxaqueca até doentes com miopatias, passando por AVC, epilepsia, dores crônicas e demais doenças. Quando percebemos que o paciente necessita de uma médico que se dedica mais especificamente àquela determinada doença, encaminhamos para os maiores especialistas que conhecemos. Desse modo, evitamos que o paciente fique pulando de um neurologista a outro sem chegar naquele que realmente pode ajuda-lo.

Além da neurologia clínica geral, temos nossa experiência mais consolidada em algumas doenças por dedicarmos maiores estudos nessas áreas ao longo de nossa formação. Isso nos permite atuar com profundidade nas subespecialidades que ressaltamos a seguir.

Neurologia Cognitiva e Comportamental

Dentro da neurologia clínica, a subespecialidade cognitiva e comportamental é a que se dedica aos estudos das funções nervosas superiores. Essas incluem a memória, a atenção, a linguagem, o comportamento, as funções executivas, entre outras.

A maior parte dos nossos pacientes vêm com problemas nessas áreas, pois essa é a subespecialidade à qual nos dedicamos nos últimos 10 anos. Ela inclui pessoas com Alzheimer, Parkinson, Déficit de Atenção e Hiperatividade, Demência Fronto-temporal e outros problemas cognitivos. O estudo intenso sobre essa área nos fornece instrumentos clínicos para abordarmos os problemas de um modo particular.

Além disso, contamos com profissionais parceiros de alta expertise para indicarmos as avaliações neuropsicológicas, fonoaudiológicas, terapia ocupacional que são necessários nesses casos.

Doenças Desmielinizantes

Além da parte cognitiva e comportamental, desde a época da residência acompanhamos e tratamos pacientes com doenças imunológicas. A Neuroimunologia atua nas doenças inflamatórias do sistema nervoso causadas principalmente pela produção de anticorpos contra o próprio organismo. Nossa experiência nessa área é longa, especialmente no tratamento de pacientes com Esclerose Múltipla e outras doenças desmielinizantes. Periodicamente participamos dos congressos específicos, como o BCTRIMS, e seguimos acompanhando as publicações científicas da área.

Saiba mais sobre algumas doenças

Conheça mais sobre algumas doenças que tratamos na neurologia clínica e como cuidamos dos nossos pacientes:

Estamos sempre à disposição para maiores esclarecimentos. Colocamos o bem estar do paciente em primeiro lugar e prezamos por uma assistência profissional de alta qualidade. Entre em contato conosco.

Roger Taussig Soares
Neurologista SP
crm 69239