Apesar da grande quantidade de médicos no Brasil, muitas cidades não têm acesso fácil a profissionais de algumas especialidades. Nessas situações, a consulta com um neurologista pode ser realizada à distância e os recursos da chamada “telemedicina” têm sido cruciais para que todos recebam o diagnóstico e tratamento que precisam.

O Conselho Federal de Medicina aprova da telemedicina

Desde o ano de 2002 o Conselho Federal de Medicina aprovou e regulamentou o uso da telemedicina no país. Algumas situações específicas como o atendimento emergencial do acidente vascular cerebral requerem a avaliação imediata por um neurologista. Sabemos que certos locais não contam com neurologistas e as grandes cidades têm congestionamentos de trânsito que impedem o acesso rápido do profissional. Nesses casos, a telemedicina pode significar um ganho de tempo e salvar a vida dos pacientes.

Consulta online ambulatorial

Apesar do grande avanço das comunicações pela internet, existem certos dados que só podem ser obtidos presencialmente. O exame físico neurológico é algo muito específico e grande parte do diagnóstico depende dele. O estudo dos sinais clínicos na neurologia é um grande capítulo da especialidade e raramente é dominado por outros médicos. Por esse motivo, existem limitações ao atendimento feito à distância, sendo eventualmente necessário que um outro profissional auxilie no local. Todavia, para obter dados referentes aos sintomas e analisar exames realizados, a consulta online é muito útil e permite direcionar o tratamento.

Como é feita a consulta à distância

Após o agendamento normal de consulta, o paciente é atendido no horário marcado como qualquer outro que esteja no consultório. Basta para isso que tenha acesso à internet, com possibilidade de chamada de vídeo. Isso pode ser feito com uma webcam conectada a um computador ou com o celular, os notebooks em geral vêm com câmera integrada.

Utilizamos aplicativos como o Skype ou o Facebook para fazer a chamada e registramos a consulta normalmente em nosso prontuário eletrônico. Os exames podem ser transferidos durante a consulta ou, idealmente, disponibilizados previamente por email ou pasta compartilhada na nuvem. Todos esses detalhes técnicos são fornecidos por nossa secretária.

Ao final da consulta, orientamos a conduta e enviamos as receitas pelo correio.

Consultas de acompanhamento

Muitos pacientes precisam de tratamento prolongado e necessitam de consultas periódicas. Quando existe uma dificuldade de locomoção ou os pacientes moram em cidades distantes, podemos alternar os atendimentos presenciais com os à distância. Isso facilita o monitoramento dos resultados e ajuste de tratamento. Temos muitos pacientes que moram nas regiões norte ou nordeste e que vêm uma vez por ano a São Paulo, fazendo as demais consultas pela internet da comodidade de sua casa ou escritório.

Segunda opinião de especialista

Existem também situações mais complicadas em que o paciente ou seus familiares querem ouvir a opinião de um outro médico. É bom poder ter uma confirmação de conduta com um médico mais experiente ou mais especializado em uma determinada doença. Em algumas situações, precisamos rever completamente o diagnóstico e o tratamento. Em outras, reconfortamos a família e mostramos que já estão recebendo tudo o que precisam com o médico de origem.

Como fazer o agendamento

Para maiores informações, entre em contato conosco por telefone: 11-3266-7024, por WhatsApp: 11-94022-9838 ou por email: secretaria.roger@gmail.com. Nossa secretária Vanessa poderá tirar qualquer dúvida e informar a disponibilidade de horários para atendimento.

Veja todos nossos serviços clicando AQUI.

Roger Taussig Soares
Neurologista SP
crm 69239